Peças para o próximo leilão

140 Itens encontrados

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  • Brasil, século XIX. CRUCIFIXO EM JACARANDÁ. Belíssimo e raro crucifixo em madeira ricamente recortada, com resquícios de policromia e adereços em prata. Cruz em jacarandá. Resplendor com pedra incrustada. Altura total = 67 cm. Altura do Cristo = 27 cm. Em perfeito estado de conservação. Pertenceu à distintíssima Coleção Haroldo e Heloisa Graça Couto.
  • Auguste Petit (França, 1844 - Rio de Janeiro/RJ, 1927). PRAIA DO FLAMENGO, OUTEIRO DA GLÓRIA E PÃO DE AÇÚCAR. 1879. Óleo sobre tela. 90 x 100 cm (mi). 111 x 116 cm (me). Assinado e datado (cid). Moldura original do século XIX.
  • Antonio Bandeira (Fortaleza/CE, 1922 - França, 1967). CIDADE ILUMINADA. Óleo sobre tela. 38 x 54 cm (mi). 61 x 78 (me). Assinado Bandeira (cid). Pertenceu à Coleção Antonio Silva da Cunha Rocha (1932-2016), pintor e colecionador português. Em perfeito estado. Excepcional. Raridade.
  • Tadashi Kaminagai (Hiroshima, Japão, 1899 - Paris, França, 1982). CENA URBANA EM TIVOLI. Década de 1960 (?). Aquarela sobre papel. 45 x 32 cm. Assinado e localizado T. Kaminagai Tivoli (cid). Alguns caracteres kanji distribuídos pela cena, conforme ilustrado. Emoldurado e em ótimo estado de conservação. Cachet da Realidade Galeria de Arte, no verso, e o número 64, entre outros. Acreditamos que essa obra participou da mostra "Kaminagai no Brasil - alunos e contemporâneos", realizada na Galeria Realidade em julho de 1985, bem como as duas outras aquarelas participantes deste leilão, do mesmo autor, nos lotes seguintes.
  • Ronaldo Guedes (Soure, Ilha de Marajó/PA). JACARÉ CAÇANDO PEIXE. Sem data. Escultura em madeira. 158 cm (comprimento) x 33 cm (maior altura) x 40 cm (maior profundidade). Assinada. Ronaldo Guedes é o artesão proprietário da loja Arte Mangue Marajó, em Soure, no Pará, onde desenvolve um trabalho social com a comunidade e produz peças de extrema originalidade em cerâmica e na madeira extraída da reserva extrativista local, como neste belíssimo jacaré do papo amarelo abocanhando um peixe, em tamanho natural. Acompanha caixa em madeira especielmente projetada para acondicioná-lo e transportá-lo. Espetacular peça de artesanato brasileiro, excelente para a decoração de grandes ambientes.
  • AULA DE COSTURA. Tapeçaria ao estilo Gobelin. Emoldurada sobre eucatex. 76 x 153 cm. Cena baseada na pintura "Sewing Class" ("Aula de Costura"), de David Adolf Constant Artz (1837-1890), pintor holandês da Escola de Haia, aluno do famoso Josef Israels e um dos primeiros pintores realistas da Holanda. Em perfeito estado de conservação.
  • João Alves (Ipirá/BA, 1906 - Salvador/BA, 1970 C.). SÃO JORGE E O CAÇADOR. Sem data. Óleo sobre cartão. 19,5 x 28,0 cm (mi). Não apresenta moldura. Assinado J.A.O (cse). Presente do jornalista e poeta Odorico Tavares para a pintora Djanira da Mota e Silva. Dedicatória no verso: "Odorico Tavares oferece a Djanira". Possivelmente das obras mais antigas conhecidas desse pintor, acreditamos tratar-se de um ex-voto, do caçador devoto que atacado por um dragão é salvo pela intervenção de um anjo do Senhor com espada e escudo. A pintura devia pertencer ao colecionador e grande incentivador do trabalho de João Alves, o jornalista e poeta Odorico Tavares, que a teria presenteado à pintora Djanira, por volta da década de 1950, numa das viagens da artista à Bahia. Raridade.
  • Eugênio de Proença Sigaud (Santo Antonio de Carangola, 1899 - Rio de Janeiro, 1979. CANTEIRO DE OBRAS. 1961. Óleo sobre tela. 110 x 90 cm (mi); 126 x 106 (me). Assinado e datado E P Sigaud (cid). Assinado, datado, titulado e localizado Rio no verso. Foi graças a trabalhos como este que o grande artista Eugenio Sigaud recebeu a alcunha de "O Pintor dos Operários". Ricamente emoldurado. Peça de grandes dimensões. Não pode ser enviada pelos Correios.
  • Edgard Maxence (Nantes, França, 1871 - La Bernerie-en-Retz, França, 1954). L´HEURE PAISIBLE. Óleo sobre tela. 105 x 52 cm. Pequeno defeito na moldura, conforme ilustrado. Placa com a seguinte inscrição: E. MAXENCE / L´HEURE PAISIBLE / SALON DE 1922. (Refere-se à edição de 1922 do Salon Officiel des Artistes Français). Importante pintor simbolista francês, Maxence está representado em vários museus da França, incluindo cinco trabalhos no Musée d´Orsay. No verso, carimbo da Galeria Jorge, estabelecida a partir de 1908 no Rio de Janeiro e ativa nesta cidade até meados dos anos 1930. A obra participou, muito provavelmente, da grande exposição de artistas franceses promovida por esta casa e inaugurada no dia 3 de julho de 1930. Foi adquirida pelos atuais proprietários no leilão da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro do dia 17 de novembro de 1981, sob o lote número 86 (reproduzida no catálogo).
  • Karl Ernst Papf (Alemanha, 1833 - São Paulo/SP, 1910). PÃO DE AÇÚCAR. Sem data. Óleo sobre madeira. 40 x 28 cm. Moldura original do século XIX. Assinado E. Papf (cie). Em ótimo estado de conservação. Oportunidade para os apreciadores desse genial e pioneiro pintor-fotógrafo alemão que adotou o Brasil como segunda pátria.
  • Samson Flexor (atribuído) (Moldávia, 1907 - São Paulo, 1971). VIA CRUCIS. ESTUDO PARA MURAL DE IGREJA. Década de 1950 C. Óleo sobre madeira. 22 x 72 cm. Sem assinatura. Pintor rumeno, judeu convertido ao Catolicismo, Samson Flexor radicou-se a partir de 1948 em São Paulo, pintando nos próximos anos vias sacras e cenas religiosas em várias igrejas paulistanas, como a de Nossa Senhora de Fátima e a do Perpétuo Socorro. No Rio, produziu cartões para os vitrais da Igreja da Santa Cruz em Copacabana.
  • Auguste Rodin (1840-1917). L'ÉTERNELLE IDOLE. Escultura em bronze, de influência simbolista, executada com a técnica da cera perdida, representando "O Ídolo Eterno", obra de 1893, cuja versão em mármore de Carrara se encontra no Musée Rodin, em Paris. Auguste Rodin é considerado o pai da escultura moderna. Nesta obra, o artista escolheu representar a dominação da mulher sobre o homem que, ajoelhado à sua frente em atitude de adoração, parece render uma homenagem quase religiosa a uma divindade que lhe é indiferente. Na época em que Rodin criou a obra, sua relação amorosa com Camille Claudel estava no auge. A influência dos dois artistas sobre a respectiva produção é significativa e L´Eternelle Idole parece fazer eco com um dos carros-chefe da obra de Claudel, "Sakountala". Base em mármore espanhol Marrom Emperador. Medidas (sem a base): Altura = 16 cm; Comprimento = 13 cm; Prof. = 6 cm; Altura (com a base): 23 cm. Peso (com a base) = 2,67 Kg. Assinada A. Rodin.
  • Sylvio Pinto (Rio de Janeiro/RJ, 1918 - 1997). "CAIS DA PRAÇA XV DE NOVEMBRO".  Óleo sobre tela. 92 x 98 cm. Assinado S. Pinto (cid). Obra das mais representativas desse artista, na qual ele conseguiu exprimir sua verdadeira poética sem tentar emular o trabalho de outros pintores.
  • Nicola Antonio Facchinetti (Italia, 1824 - Rio de Janeiro, 1900). PEDRA DE ICARAHY E ITAPUCA. 1889. Óleo sobre madeira. 20 x 35 cm. Assinado N Facchinetti 1889 (cid). Moldura sem contato com a obra. No verso: Pedra de Icarahy e Itapuca - Quadro pintado fielmente do natural em Maio de 1889, de encommenda do Ilmo. Capão Carlos Burgues! (effeito da tarde) Nota do autor - Nicolao Facchinetti / Etiqueta de AFFONSO NUNES LEILOEIRO PUBLICO N. 147 (?). Nota do organizador, 1: O Capitão Carlos Burgués, nascido Charles Gallopol Burguès no Rio de Janeiro em 1831, estabeleceu-se na região de Nova Friburgo como comerciante e cafeicultor; Nota do organizador, 2: Affonso Nunes foi um leiloeiro ativo no Rio de Janeiro em meados de século XX.
  • José Pancetti (Campinas/SP, 1902 - Rio de Janeiro/RJ, 1958). CRIANÇAS NA RUA. Sem data. Carvão e pastel sobre papel. 40 x 30 cm. Assinado J. Pancetti (cid). No verso: etiqueta do moldureiro Jaime Vilaseca + etiqueta com o nome Florinda. Trabalho rápido e espontâneo, que bem denuncia o traço inconfundível do artista.
  • Roberto Burle Marx (São Paulo/SP, 1909 - Rio de Janeiro/RJ, 1994). PAISAGEM CARIOCA COM CASARIO E FIGURAS. 1950. Grafite sobre papel. Diâmetro = 61 cm. Assinado Roberto Burle Marx / 1950. No verso: Cachet com autenticação da Galeria Oscar Seraphico, conforme ilustrado. Belíssimo desenho desse que é dos mais geniais artistas brasileiros de todos os tempos. Atenção! Peça única; não é serigrafia!
  • Ismael Nery (Belém, 1900 - Rio de Janeiro, 1934). CROQUIS DE MODA. Aquarela sobre papel. 13 x 19 cm. Monograma IN (cid). Não possui moldura. Raridade.
  • Flavio Berrêdo. PAISAGEM MARINHA EM SANTA CRUZ, PORTUGAL. 1991. Aquarela sobre papel. 42 x 56 cm (mi); 71 x 85 cm (me). Assinado, localizado e datado Berrêdo, Sta. Cruz, Portugal, 91 (cid e verso). Belíssimo e imponente trabalho, ricamente emoldurado em vidro antireflex e em ótimo estado de conservação. Flavio Berrêdo foi um pintor, arquiteto e cenógrafo paraibano radicado no Rio de Janeiro. Recebeu o prêmio de viagem ao exterior no Salão Nacional de Belas Artes de 1972.
  • Brasil. Belíssimo par de tocheiros de bancada no estilo Dom José I. Em pinho de riga, com resquícios de douração, para uma vela. Altura = 57 cm, cada. Bases trípodes, gomos ao longo dos fustes e extremidades superiores com bandejas junto aos copos.
  • Fedoskino, Rússia, 1964. Caixa laqueada em papel machê com tampo pintado a mão. Localizado e datado Fedoskino 64 (cie). Assinado Kitaiskii (cid). Interior pintado em vermelho. Medidas: 5 (h) x 16 (b) x 10 cm (p). A pintura traz uma cena folclórica russa - uma tróica (carruagem puxada por uma trinca de cavalos) conduzindo igual número de pessoas. Em excelente estado. A cidade de Fedoskino ganhou notoriedade na produção de miniaturas laqueadas em papel machê, ali produzidas desde finais do século XVIII e impulsionadas após o colapso do Império Russo, em 1917.

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