Peças para o próximo leilão

163 Itens encontrados

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  • Miguel Capllonch (Rio de Janeiro, 1890 C.). PLANTAS NO TERRAÇO. 1907. Óleo sobre tela colada em cartão. 33 x 43 cm. Assinado S. Rapiña Palma de Mallorca M. Capllonch 1907 (cie). Algumas poucas perdas na camada pictórica. Son Rapinya ou Son Rapiña é um bairro da cidade de Palma de Mallorca, nas Ilhas Baleares, pertencentes à Espanha. Este pintor simbolista brasileiro, ativo na primeira metade do século XX, foi premiado, em 1908, na Exposição Nacional de Belas Artes, com medalha de bronze; em 1909, na Exposição de Artes e Indústrias de Roma, com medalha de ouro de 3ª classe; em 1912, no salão oficial da Escola Superior de Belas Artes, com medalha de prata.
  • Auguste Rodin (1840-1917). L'ÉTERNELLE IDOLE. Escultura em bronze, de influência simbolista, executada com a técnica da cera perdida, representando "O Ídolo Eterno", obra de 1893, cuja versão em mármore de Carrara se encontra no Musée Rodin, em Paris. Auguste Rodin é considerado o pai da escultura moderna. Nesta obra, o artista escolheu representar a dominação da mulher sobre o homem que, ajoelhado à sua frente em atitude de adoração, parece render uma homenagem quase religiosa a uma divindade que lhe é indiferente. Na época em que Rodin criou a obra, sua relação amorosa com Camille Claudel estava no auge. A influência dos dois artistas sobre a respectiva produção é significativa e L´Eternelle Idole parece fazer eco com um dos carros-chefe da obra de Claudel, "Sakountala". Base em mármore espanhol Marrom Emperador. Medidas (sem a base): Altura = 16 cm; Comprimento = 13 cm; Prof. = 6 cm; Altura (com a base): 23 cm. Peso (com a base) = 2,67 Kg. Assinada A. Rodin.
  • Geraldo Andrade (Olinda/PE, 1948 C.). 1970 C. Talha em madeira. 77 x 35 x 3 cm. Assinada. Peso = 4,5 kg. Matéria do Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, do dia 20 de agosto de 1969 colada no verso. Um dos fundadores do Mercado da Ribeira, em Olinda, o pintor e entalhador Geraldo Andrade  de uma família de artistas, hoje conhecidos como os Irmãos Andrade - veio nos anos 1960 para o Rio de Janeiro, onde foi bem acolhido pela crítica e conheceu certo sucesso. Por volta de 1967 a obra foi presenteada pelo artista ao jornalista Francisco Calazans Fernandes (1929-2010), no Rio de Janeiro, em cuja família permaneceu desde então. É provavelmente dos primeiros trabalhos em talha deste artista.
  • João Alves (Ipirá/BA, 1906 - Salvador/BA, 1970 C.). SÃO JORGE E O CAÇADOR. Sem data. Óleo sobre cartão. 19,5 x 28,0 cm (mi). Não apresenta moldura. Assinado J.A.O (cse). Presente do jornalista e poeta Odorico Tavares para a pintora Djanira da Mota e Silva. Dedicatória no verso: "Odorico Tavares oferece a Djanira". Possivelmente das obras mais antigas conhecidas desse pintor, acreditamos tratar-se de um ex-voto, do caçador devoto que atacado por um dragão é salvo pela intervenção de um anjo do Senhor com espada e escudo. A pintura devia pertencer ao colecionador e grande incentivador do trabalho de João Alves, o jornalista e poeta Odorico Tavares, que a teria presenteado à pintora Djanira, por volta da década de 1950, numa das viagens da artista à Bahia. Raridade.
  • Zaven Paré (1961). Artista radicado no Rio de Janeiro desde 1987. CONTAS EM DIA. 1993. Óleo sobre tela. 87 x 57 cm. Assinado, localizado Rio de Janeiro e datado no verso. Origem: Coleção privada, São Paulo/SP.
  • Mario Agostinelli (Peru, 1915 - Rio de Janeiro/RJ, 2000). NU FEMININO. Sem data. Óleo sobre madeira. 45 x 53 cm. Assinado Agostinelli (cid). Provável obra dos anos 1950, quando o artista ainda não fizera sua opção maior pelo meio de expressão no qual se notabilizaria - a Escultura.
  • Zaven Paré (1961). Artista radicado no Rio de Janeiro desde 1987. DRAWING BY NUMBERS. 1993. Díptico, óleo sobre tela e madeirite. 30 x 52,5 cm. Assinado e datado e localizado Rio de Janeiro no verso. Origem: Coleção privada, Rio de Janeiro/RJ
  • Angelo Cannone (Itália, 1899 - Rio de Janeiro/RJ, 1992). MARINHA. Sem data. Óleo sobre tela colada em madeira. 29 x 45 cm. Assinado cie. Cachet de exposição colado no verso.
  • Excepcional salva porta-alianças em prata contrastada decorada centralmente por brasão de armas da República portuguesa. Contraste cabeça de águia, possivelmente. Borda cinzelada com conchas, flores e volutas. Diâmetro = 10 cm. Peso = 25 gramas.
  • Botelho, Lemos & C. (Brasil, século XX). Excepcional e raro par de grandes e espessos medalhões em terracota retratando paisagens bucólicas orientais pintadas à mão. Diâmetro de cada prato = 35 cm. Selo inciso no fundo. Numerados 1 e 2. Antiga Olaria paulistana ativa nas primeiras décadas do século XX. Peso de cada prato = 1950 g.
  • Artur Barrio (Porto, Portugal, 1945). DURANTE A CHUVA. 2000 C. Técnica mista sobre cartão. 21 x 31 cm (mi); 28 x 38 cm (me). Titulado e assinado A. A. Barrio (cse). Emoldurado e protegido com vidro antirreflex. Como parte do projeto Objetos Diretos, em que artistas consagrados vendiam pequenos trabalhos para popularizar sua obra, o presente trabalho foi adquirido no ano 2000 na Galeria Paulo Fernandes (Rua do Rosário, 38, Rio de Janeiro/RJ).
  • Teixeira Leite (Rio de Janeiro/RJ, 1965). MESA DE MÚSICO XXXIII. 2019. Óleo sobre tela. 90 x 60 cm. Assinado TL (centro, à direita).
  • Atribuição a John Graz (1891-1980). FIGURAS. Sem data. Nanquim sobre papel. 25 x 36,5 cm. Emoldurado e com proteção de vidro. Sem assinatura.
  • Armando Leite. REGATA E NAVIO DE GUERRA NO RIO DE JANEIRO. Óleo sobre madeira. 27 x 41 cm. Sem assinatura. Rachaduras no cse, conforme ilustrado. Placa na moldura com a inscrição A. LEITE. Ex-libris de Léo Gonçalves Damasio colado no verso. Ricamente emoldurado.
  • Brasil, século XX. Porcelana Cerqueira Leite. Par de vasos de faiança brasileira, decorados à mão com motivo floral guarnecido em ouro. Peças numeradas. Altura = 26 cm. Em perfeito estado.
  • Milton Dacosta (Niterói/RJ, 1915 - Rio de Janeiro/RJ, 1988). A CAPELA. Serigrafia 34/100. 43 x 55 cm (mi). 68 x 77 cm (me). Emoldurado. Alguma sujidade. Assinada Dacosta (cid).
  • Luiz de Tracunhaém (artista popular pernambucano). NOSSA SENHORA EM POSIÇÃO DE REZA. Sem data. Escultura em barro cozido. Altura = 36 cm. Assinada.
  • Excepcional fragmento de Cristo crucificado em madeira patinada e policromada. Imagem de fino acabamento fixada em haste metálica com base em granito. Percebem-se os pinos de articulação dos braços (ausentes). Altura da peça = 22 cm.
  • Heran Chaban (França, 1887 - 1939). VELEIROS. Sem data. Gravura em metal em cores sobre papel (mezzotint). 61 x 46 cm (mi); 83 x 64 cm (me). Assinado HHeran Chabanian (cid). Monograma + 106 (cie). O vidro sofreu limpeza. Emoldurado.
  • Artur Barrio (Porto, Portugal, 1945). UM SONHO. 2000 C. Técnica mista sobre papel colado em eucatex. 21 x 31 cm. Titulado e assinado A. A. Barrio (cse). Como parte do projeto Objetos Diretos, em que artistas consagrados vendiam pequenos trabalhos para popularizar sua obra, o presente trabalho foi adquirido no ano 2000 na Galeria Paulo Fernandes (Rua do Rosário, 38, Rio de Janeiro/RJ).

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