Peças para o próximo leilão

151 Itens encontrados

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  • Manoel Santiago (1897-1987). PALETA DO PINTOR. 1984. Pintura sobre paleta de cedro. Assinada Manoel Santiago (cid e verso). 32,5 x 44 cm (a paleta); 70 x 84,5 cm (a peça). Passe-partout manchado. Acompanha declaração de autenticidade assinada pelo artista e foto do artista junto ao quadro. Raridade deste grande artista, "o maior pintor do Brasil", como a ele se referia o pintor Di Cavalcanti.
  • Brasil, século XIX. Estação ou passo de via sacra originário de igreja. Trata-se do número IV, intitulado "Encontro de Jesus com sua Mãe Santíssima". Altura = 52 cm; base = 39 cm; profundidade = 6 cm. Gesso policromado. Em ótimo estado de conservação. Raridade!
  • Artista não identificado. NATUREZA MORTA. Óleo sobre eucatex. 39 x 36 cm (mi); 66 x 74 cm (me). Assinado com monograma no cie.
  • Minas Gerais, século XVIII. Raríssimo oratório de alcova dito lapinha em madeira recortada e policromada. Altura = 50 cm. O coroamento em volutas foi colado.
  • Lydio Bandeira de Mello (1929). SEM TÍTULO. 2018. Grafite sobre papel Canson. 71 x 55 cm. Assinado e datado Bandeira de Mello 2018 (cie). Sem moldura. Acompanha declaração de autenticidade assinada pelo próprio artista. Belíssimo trabalho, de apurado domínio técnico e compositivo, deste que talvez seja o maior desenhista brasileiro vivo.
  • Pedro Weingärtner (1853-1929). CENA RIBEIRINHA COM MENINA E PATOS. 1889. Óleo sobre tela. 36 x 44 cm (me). Assinado P Weingärtner Roma 1889 (cid). Moldura com perda no canto inferior esquerdo. Raridade.
  • Jorge Guinle (1947-1987). ABSTRAÇÃO. 1981. Óleo sobre tela. 90 x 62 cm. Assinado e datado J. Guinle 81 (cid). Titulado e assinado no verso. Acompanha certificado de autenticidade.
  • Abigail de Andrade (1864-1890). GAROTO COM BOLA. 1889. Óleo sobre cartão francês. 70 x 50 cm (mi); 95 x 77 cm (me). Assinado e datado (cie). Ricamente emoldurado em sua moldura original. Verso protegido por treliça (somente encostada, não colada). Nascida em Vassouras/RJ e falecida em Paris, Abigail de Andrade teve curta existência e pequeníssima produção, mas ainda assim conseguiu impor seu estilo com um enorme talento, do qual a presente obra é talvez a prova maior. Foi premiada com a primeira medalha de ouro no Salão Imperial de Belas Artes de 1884, tendo dividido esta distinção com ninguém menos do que Thomas Driendl, Castagneto e Georg Grimm. Perfeito estado. Raridade.
  • Edgard Maxence (Nantes, França, 1871 - La Bernerie-en-Retz, França, 1954). L´HEURE PAISIBLE. Óleo sobre tela. 105 x 52 cm. Pequeno defeito na moldura, conforme ilustrado. Placa com a seguinte inscrição: E. MAXENCE / L´HEURE PAISIBLE / SALON DE 1922. (Refere-se à edição de 1922 do Salon Officiel des Artistes Français). Importante pintor simbolista francês, Maxence está representado em vários museus da França, incluindo cinco trabalhos no Musée d´Orsay. No verso, carimbo da Galeria Jorge, estabelecida a partir de 1908 no Rio de Janeiro e ativa nesta cidade até meados dos anos 1930. A obra participou, muito provavelmente, da grande exposição de artistas franceses promovida por esta casa e inaugurada no dia 3 de julho de 1930. Foi adquirida pelos atuais proprietários no leilão da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro do dia 17 de novembro de 1981, sob o lote número 86 (reproduzida no catálogo).
  • Lydio Bandeira de Mello (1929). SEM TÍTULO. 2018. Grafite sobre papel Canson. 73 x 50 cm. Datado e assinado 2018 Bandeira de Mello (cid). Sem moldura. Acompanha declaração de autenticidade assinada pelo próprio artista. Belíssimo trabalho, de apurado domínio técnico e compositivo, deste que talvez seja o maior desenhista brasileiro vivo.
  • Lydio Bandeira de Mello (1929). SEM TÍTULO. 2020. Grafite sobre papel Canson. 55 x 75 cm. Assinado e datado Bandeira de Mello 2020 (cid). Sem moldura. Acompanha declaração de autenticidade assinada pelo próprio artista. Belíssimo trabalho, de apurado domínio técnico e compositivo, deste que talvez seja o maior desenhista brasileiro vivo.
  • Dory Botteri (1928-2020). CABEÇA DE CAVALO. Escultura em bronze. 68 x 56 cm. Peça fundida na Fundição Artística Zani. Obra pertencente à família da artista, recentemente desaparecida. Acompanha declaração de autenticidade assinada pelo filho da artista. Uma das imagens aqui publicadas contém declaração crítica do arquiteto Oscar Niemeyer sobre o trabalho da artista.
  • Dory Botteri (1928-2020). LEÃO. Escultura em bronze. 165 x 70 cm. Peça fundida na Fundição Artística Zani. Obra pertencente à família da artista, recentemente desaparecida. Acompanha declaração de autenticidade assinada pelo filho da artista. Uma das imagens aqui publicadas contém declaração crítica do arquiteto Oscar Niemeyer sobre o trabalho da artista.
  • Mestre Paulino (Ibimirim/PE, século XX). SANTO ANTONIO E O MENINO JESUS. Madeira recortada e policromada. Altura = 29 cm. Assinada no fundo da base. José Everaldo Paulino, dito Mestre Paulino, é dos mais importantes e produtivos santeiros de Ibimirim, cidade pernambucana cuja tradição santeira recente começou na sua família. Este lote forma excelente conjunto com o lote 89 (oratório). A imagem do conjunto, vista aqui, é meramente ilustrativa.
  • Tiradentes/MG, século XX. Graciosíssimo oratório circular de fatura popular contendo imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração emoldurada por flores artificiais roxas, vermelhas e amarelas, o conjunto envolto por cartela em fita e protegido por folha de polipropileno ou similar. Diâmetro = 16 cm. Profundidade = 5 cm. Típico testemunho da profunda devoção religiosa brasileira, em geral, e mineira, em particular.
  • Augusto José Marques Junior (Rio de Janeiro/RJ, 1887 - 1960). TRÊS NUS FEMININOS. Óleo sobre cartão. Três graciosos estudos de nus femininos emoldurados em conjunto único. Moldura nova, com proteção de vidro e fácil acesso à obra. Altura de cada estudo = 12 cm. Medidas do quadro: 29 x 48 cm. Assinado Marques Jr. em pelo menos dois dos três estudos.
  • Alvaro Cotrim, dito Alvarus (1904-1985). J. CARLOS. 1950. Serigrafia. Exemplar 100/100. 57 x 74 cm (me). Assinada (cid). Participou da sala especial J. Carlos do I Salão Carioca de Humor, na Casa de Cultura Laura Alvim, 1988.
  • Brasil, século XIX. SANTA DOUTORA DA IGREJA. Madeira recortada e policromada. Altura = 20 cm. Acompanha resplendor em prata (h = 3 cm). Em ótimo estado de conservação.
  • Brasil, século XIX. SANTA LUZIA. Madeira recortada e policromada. Altura = 18 cm.
  • Sansão Pereira (1926-2014). PAISAGEM PRAIANA. Óleo sobre tela. 30 x 90 cm. Assinado (cid). Não apresenta moldura. Algum craquelado, mas em geral bom estado de conservação. A tela extremamente rugosa, característica do artista, acaba por desempenhar papel fundamental no resultado do trabalho, conferindo à obra uma peculiar textura.

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