Peças para o próximo leilão

171 Itens encontrados

Página:

  • Brasil, século XIX, possivelmente. Estação ou passo de via sacra provavelmente originário de igreja. Madeira recortada, dourada e policromada. Altura = 57 cm. Cartela emoldurada por volutas e encimada por penacho. A cena central traz, muito indistintamente, algumas figuras humanas, o que lhe sugere extensa antiguidade. Raridade.
  • Di Cavalcanti (1897-1976). DUAS MULHERES. Grafite e nanquim sobre papel. 31 x 23 (mi); 48 x 38 cm (me). Assinado (cid). Emoldurado em bela moldura antiga, com proteção de vidro e fácil acesso à obra.
  • Paulo Gagarin (1885-1980). CENA CAMPESTRE. 1960. Óleo sobre tela. 65 x 81 cm (mi); 78 x 94 cm (me). Assinado e datado Paulo Gagarin 1960 (cie). Moldura em estilo Kaminagai. Quatro discretos arranhões de aproximadamente 2 cm na camada pictórica, sem prejuízo da integridade da tela. Algumas perdas na camada pictórica. Belíssima, imponente e rara pintura deste bom pintor russo radicado e falecido no Brasil. Era príncipe, e se apresentava como tal.
  • Coleção Gilberto Ferrez. Franz Heinrich Carls (1827-1909). PERNAMBUCO. Litografia aquarelada. 22 x 33 cm (imagem); 30 x 42,5 cm (suporte). Lith F H Carls (cid). Abas de manuseio afixadas nas bordas. Em ótimo estado geral de conservação. Esta litografia provavelmente faz parte do Álbum de Pernambuco e seus Arrabaldes, lançado por Carls em 1878. Raridade. / Gilberto Ferrez (Rio de Janeiro/RJ, 1908 - 2000) foi um pesquisador, fotógrafo, crítico de arte, colecionador, historiador e comerciante. Considerado um dos mais importantes colecionadores e pesquisadores da iconografia urbana brasileira no período colonial e imperial, além de ser pioneiro no estudo da história da fotografia no Brasil (fonte: Enciclopédia Itaú Cultural).
  • Coleção Gilberto Ferrez. Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868). INSULAE SABULOSAE IN FLUVIO AMAZONUM, PROVINCIAE PARAËNSIS. 1842 C. Título alternativo: AS ILHAS ARENOSAS DA PROVÍNCIA DO PARÁ, NO RIO AMAZONAS. Litografia a duas cores (preto e sépia) sobre papel. 20 x 33 cm (imagem); 32 x 50 cm (suporte). Inscrição a lápis, no verso: Do livro do Von Martius. Fez parte do livro Flora Brasiliensis - Volume I, parte I, de Von Martius. Abas de manuseio afixadas nas bordas. Em ótimo estado geral de conservação. Raridade. / Gilberto Ferrez (Rio de Janeiro/RJ, 1908 - 2000). Pesquisador, fotógrafo, crítico de arte, colecionador, historiador e comerciante. Considerado um dos mais importantes colecionadores e pesquisadores da iconografia urbana brasileira no período colonial e imperial, além de ser pioneiro no estudo da história da fotografia no Brasil (fonte: Enciclopédia Itaú Cultural).
  • Axl Leskoschek (1889-1975). KARAMAZOW. 1943 (ou 1945?). Xilogravura sobre papel. 13 x 9 cm. Sem moldura. Titulada (cie). Assinada e datada (cid). Abas de manuseio afixadas nas bordas. Em ótimo estado geral de conservação.
  • Yolanda Mohalyi (1909-1978). ABSTRATO. Óleo sobre tela. 80 x 65 cm (mi); 85 x 70 cm (me). Assinado (cie).
  • Artur Barrio (Portugal, 1945). O VOYEUR. Sem data. Aguada de nanquim. 21,5 x 31,5 cm. Assinado A. A. Barrio (cid). Titulado (cie). Alguma sujidade. Não possui moldura.
  • Eugenio de Proença Sigaud (1899-1979). OPERÁRIOS. 1976. Têmpera sobre tela. 35 x 27 cm (mi); 46 x 39 cm (me). Assinado e datado (cid e verso).
  • Izrael Szajnbrum, dito Brum (1924). 1952. DEIXANDO O CAMPO DE SANTANA. Óleo sobre madeira. 55 x 38 cm (mi); 82 x 65 cm (me). Assinado e datado I. SZAJNBRUM 1952 (cie). Ricamente emoldurado em moldura com pátina dourada. Levemente empenado. A cena retrata um homem deixando o Campo de Santana (oficialmente Praça da República), no Rio de Janeiro, por um de seus acessos laterais. Vê-se ao longe a torre da Igreja do Santíssimo Sacramento, na esquina de Avenida Passos com Rua Buenos Aires.
  • Bruno Lechowski (Polônia, 1887 - Rio de Janeiro, 1941). CENA URBANA. Guache sobre cartão colado na madeira. 30,5 x 38,5 cm (mi); 39 x 47 cm (me). Moldura em estilo Kaminagai. Proteção de vidro. No verso: cachet da EXPOSIÇÃO POSTHUMA DE BRUNO LECHOWSKI / Quadro no. 159 / Autor: Bruno Lechowski / Assinado por (ilegível) + Carimbo com os seguintes dizeres: La Légation de Pologne certifie par la présente que ce tableau est un oeuvre autentique du defunt peintre Bruno Bronislaw Lechowski. L´oeuvre en question fut executé en ____ aproximativement. Rio de Janeiro, 12 jui 1942. Assinado pelo Sr. Kazimierz Zaniewski / Secrétaire de la Legation de Pologne. A citada exposição póstuma teve lugar no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, no ano de 1942. A cena retrata, provavelmente, um conjunto de prédios e casas da Zona Oeste Carioca, onde o artista foi residir nos anos finais de sua vida.
  • Franz Josef Widmar (Viena, Austria, 1910 - Rio de Janeiro, 1995). VILAREJO CAMPESTRE EUROPEU. Sem data. Óleo sobre tela. 72 x 90 cm (mi); 94 x 112 (me). Assinado widmarfranz (cid). Chassis levemente empenado. Emoldurado em rica moldura em estilo Kaminagai. Ótimo estado geral. A cena retrata um vilarejo europeu às margens do Rio Reno, provavelmente, com destaque para a torre em pináculo de uma típica igreja gótica. Aluno do grande Oskar Kokoschka na Academia de Belas Artes de Viena, Franz Widmar adotou uma postura eclética em sua pintura, tendo experimentado os mais diferentes estilos ao longo de sua carreira e destacando-se, sobretudo, pelo completo domínio espacial em suas composições.
  • Dory Botteri (1928-2020). LIBERDADE. Escultura em bronze. Altura = 110 cm. Largura = 67 cm. Placa de identificação.
  • Isa Aderne (1923-2019). MACACO / ANTA. Lote contendo duas graciosíssimas xilogravuras sobre papel de arroz da artista paraibana, emolduradas em molduras idênticas e de mesmo tamanho, formando um pendant. Prova do artista (ambas). 20 x 17 cm, cada (mi); 34 x 29 cm, cada (me). Emolduradas com proteção de vidro e fácil acesso às obras.
  • Pietro Nerici (Italia, 1918-1995). CIDADE. Grafite sobre papel. 21,5 x 33 cm (mi); 43 x 60 cm (me). Inscrições no cse (Paese Bolognese?). Assinado (cse). Ricamente emoldurado, montado com proteção de vidro e fácil acesso à obra. Sobre o artista: Pietro Nerici estudou primeiramente com o pai, o pintor Enrico Nerici, depois Escultura e Pintura nas Academia de Belas Artes de Florença e de Roma. Nerici é conhecido pelos seus murais em afresco, cerâmica e mosaicos. Desde 1949 fixou residência em São Paulo, onde estão murais seus no Banco do Trabalho Ítalo-brasileiro, Instituto de Farmacologia e Bioquímica da Escola de Medicina e Hotel Florida. O artista tem murais ainda no Rio e em Belo Horizonte. Em sua terra natal, obteve o Prêmio Nacional (1941), com pintura em afresco, em Bolonha, dois anos antes consquitara outro Prêmio Nacional em Trieste. Em Lucca, ganhou o Prêmio Settembro Lucchese (1947) e o Prêmio Commendatore Evangelisti (1948). Ainda nesse ano mereceu Menção Honrosa em Milão. Durante a guerra seguiu os grupos mais avançados de Florença e de Veneza, na direção expressionista. Passou por uma tendência mística, nos últimos anos em que esteve na Itália. Decorou um convento dos padres carmelitanos, do arquiteto Saccardi, e um colégio de freiras canossianas, em Florença. (Fonte: Tribuna da Imprensa, 18 de novembro de 1960).
  • Guima (Luiz Moreira Castro Toledo de Souza Guimarães) (1927-1993). HOMEM-PÁSSARO. Nanquim e grafite sobre cartão. 6,5 x 10 cm (a imagem); 8 x 16,5 cm (o cartão). 28 x 33 cm (a moldura). Emoldurado em bela moldura antiga, com proteção de vidro e fácil acesso à obra. Assinado GUIMA no verso do cartão.
  • Coleção Gilberto Ferrez. Thierry Frères, a partir de Jean-Baptiste Debret. PLANS ET ELÉVATIONS DE DEUX PETITES MAISONS : L'UNE DE VILLE ET L'AUTRE DE CAMPAGNE. Litografia aquarelada. 24 x 31 cm (imagem); 36 x 53 cm (suporte). Inscrição a lápis no verso: Paris 1952. Em bom estado geral de conservação (algumas manchas de fungos). Raridade. / Gilberto Ferrez (Rio de Janeiro/RJ, 1908 - 2000) foi um pesquisador, fotógrafo, crítico de arte, colecionador, historiador e comerciante. Considerado um dos mais importantes colecionadores e pesquisadores da iconografia urbana brasileira no período colonial e imperial, além de ser pioneiro no estudo da história da fotografia no Brasil (fonte: Enciclopédia Itaú Cultural).
  • Coleção Gilberto Ferrez. Victor Frond. MAISON PARTICULIAIRE A BAHIA. 1861. Lito. 23,5 x 31,5 cm (imagem); 34 x 41,5 cm (suporte). Victor Frond Photog  Jaime Lith. (cie). Imp. Lemercier Paris (cid). Abas de manuseio afixadas nas bordas. Gravura restaurada (segundo inscrição a lápis no verso), em bom estado geral de conservação (algumas manchas de fungos). Raridade. / Gilberto Ferrez (Rio de Janeiro/RJ, 1908 - 2000). Pesquisador, fotógrafo, crítico de arte, colecionador, historiador e comerciante. Considerado um dos mais importantes colecionadores e pesquisadores da iconografia urbana brasileira no período colonial e imperial, além de ser pioneiro no estudo da história da fotografia no Brasil (fonte: Enciclopédia Itaú Cultural).
  • Katia Vitalino Bisneta. Gracioso presépio em barro cozido e policromado. Medidas: 19 cm (base); 19 cm (altura; 15 cm (profundidade). Assinado no fundo da peça. Faltam alguns pequeninos elementos.
  • Ismael Nery (Belém, 1900 - Rio de Janeiro, 1934). CROQUIS DE MODA. Aquarela sobre papel. 13 x 19 cm. Monograma IN (cid). Não possui moldura. Raridade.

171 Itens encontrados

Página: