Peças para o próximo leilão

145 Itens encontrados

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  • República Democrática do Congo (antigo Zaire), 1960 C. FETICHE MBANGU. Madeira recortada e policromada, cabaça, cordas, búzios, pigmentos naturais e cabelos (possivelmente naturais). Altura = 64 cm. Excepcional e grande estatueta da etnia Pende vestindo máscara da Doença. A figura se caracteriza pela oposição entre o branco e o preto que dividem a face e pela distorção das características faciais com destaque para o nariz e a boca. O branco, símbolo dos espíritos dos mortos, representa neste caso a esperança da cura da doença. O preto representa a doença que vai destruindo o ser humano ao longo da vida. A combinação das duas cores simboliza esta luta. A doença era vista pela sociedade Pende como uma punição imposta pelos espíritos dos ancestrais. Os rituais de dança com a presente estatueta serviam para acalmar os espíritos e também para alertar a população sobre suas obrigações dentro da comunidade.
  • Alfredo Ceschiatti (1918-1989). ESTUDO PARA O ABRAÇO. 1943 C. Escultura em bronze. Base em granito (2 cm). Altura (sem a base) = 30 cm. Assinada. Não possui marca de fundição. Projetada quando o artista contava ainda com 25 anos, a presente escultura marcou o início da fecunda parceria de Ceschiatti com o arquiteto Oscar Niemeyer, que em diversos projetos seus convidou o escultor para sua equipe multidisciplinar. A escultura definitiva - que teria sido projetada para decorar a Ilha dos Amores, no meio da Lagoa da Pampulha, em Minas Gerais -, em mármore, se encontra hoje nos jardins do Museu de Arte da Pampulha e teria gerado imensa polêmica na época em que foi concebida, considerada indecente pela tradicional sociedade mineira da época.
  • Carlos Oswald (1882-1971). SEM TÍTULO. Água-forte aquarelada sobre papel. 23 x 29 cm (mi); 34 x 40 cm (me). Técnica indicada pelo artista no cie: água-forte original. Assinado C. Oswald (cid). Rara gravura de Carlos Oswald, artista multifacetado, pioneiro da gravura em metal no Brasil.
  • Gustavo Pisani (Itália, 1877-1948). PRAÇA DO MERCADO, NÁPOLES. Óleo sobre tela. 50 x 70 cm (mi); 72 x 92 cm (me). Assinado G. Pisani (cid). Moldura original. Em perfeito estado de conservação. A obra retrata um dia de intensa atividade mercantil na Praça do Mercado, na cidade italiana de Nápoles, com destaque para uma jovem comerciante, que parece posar para o pintor.
  • Camille-Félix Bellanger (1853-1923). ALIMENTANDO AS GALINHAS. Óleo sobre tela. 38 x 46 cm (mi); 46 x 53,5 cm (me). Assinado C. Bellanger (cie). Artista citado no Benezit. Dois pequenos furos na tela e perda de camada pictórica. Recomenda-se restauração. Sobre o artista: Pintor, nascido em Paris em 13 de janeiro de 1853; falecido em 1923 (Escola Francesa). Aluno de Cabanel e Bouguereau na Escola de Belas Artes; segundo colocado no Prix de Rome 1875. Pintor histórico e de gênero. Suas obras principais são: Mort d´Abel (medalha de prata, 1875, Museu de Luxemburgo), - Ange au Tombeau, - Bacchante, - Enfer du Dante, - Aurore et crépuscule, - Coucou, - Portrait de Mlle. Zozotte, - Sommeil de l´Amour, - Bouquetière, - Christ au tombeau (Igreja de Saint-Séverin, Paris), - Sur la plage, bem como um sem-número de retratos executados em óleo ou crayon. Expôs ainda na seção de Litografia; nessa técnica especializou-se em retratos d´après nature. Escreveu o Carnet du jeune dessinateur e o Traité de Peinture, o que o qualificam como historiador da arte. Foi professor de Desenho na Escola Militar de Saint-Cyr e cavaleiro da Legião de Honra em 1911, expôs nos Artistes Français até sua morte. (in Benezit, Tome 1, página 529).
  • Gaston Veuvenot Leroux (1854-1942). BUSTO DO COMPOSITOR BEETHOVEN. França. Escultura em bronze. Base em elegante granito negro. Assinada e localizada (conforme imagem). Altura (com a base) = 32 cm.
  • Robert Doisneau (1912-1994). L´INFORMATION SCOLAIRE. Paris, 1956. Poster emoldurado. Impressão de Top et Nouvelles Images S.A. Éditeurs, 1992. 36 x 42 cm (com a moldura).
  • Robert Doisneau (1912-1994). VIOLONCELLE SOUS LA PLUIE / AVEC MAURICE BAQUET. Paris, 1957. Poster emoldurado. Impressão de Top et Nouvelles Images S.A. Éditeurs, 1992. 42 x 36 cm (com a moldura).
  • Geraldo Andrade (Olinda/PE, 1948 C.). SÃO JORGE E O DRAGÃO. 1966. Talha em madeira. 73 x 40 cm. Assinado e datado Geraldo 66 (cid). Há ainda um símbolo à esquerda da assinatura. Um dos fundadores do Mercado da Ribeira, em Olinda, o pintor e entalhador Geraldo Andrade  de uma família de artistas, hoje conhecidos como os Irmãos Andrade - veio nos anos 1960 para o Rio de Janeiro, onde foi bem acolhido pela crítica e conheceu certo sucesso. É provavelmente dos primeiros trabalhos em talha deste artista.
  • India, idade indeterminada. CAIXA-PAVÃO DHOKRA. Medidas: 19 cm (b) x 17 cm (h) x 12 cm (p). Dobradiças adaptadas. Dhokra é uma liga de metal resultante da técnica de fundição da cera perdida. Este tipo de fundição, ainda hoje utilizado, vem sendo empregado na Índia há mais de 4000 anos. Devido à sua simplicidade primitiva, sua notável temática folclórica e sua forma absolutamente original, os produtos elaborados pelos artesãos dhokra possuem grande atratividade nos mercados doméstico e internacional.
  • Assinatura não decifrada. PEDRA DE ITAPUCA. 1901. Óleo sobre tela. 26 x 34 cm (mi); 38 x 46 cm (me). Assinado e datado (cid). Em perfeito estado de conservação.
  • Par de belíssimas cariátides esculpidas em madeira nobre. Comprimento = 115 cm, cada. Duas faces lisas - a traseira e o topo -, formando um ângulo reto. Faziam, provavelmente, parte de um alisar de porta de uma sala ou de um móvel eclético do período, tão comuns que foram na decoração das casas senhoriais de fins do século XIX e princípios do XX. Uma delas teve a extremidade quebrada e colada a 40 cm da ponta inferior. Atenção: em função de seu tamanho e fragilidade, este lote não pode ser enviado pelos Correios.
  • José Marcionilio Pereira Filho, dito Nilo. Artista ativo em Juazeiro do Norte/CE. PENITENTE. 2018. Escultura em madeira policromada. Altura = 30 cm. Assinado sob a base. A obra remete à tradição dos Penitentes, fiéis que se reúnem em irmandades e durante a Semana Santa, totalmente encapuzados e escondendo sua identidade, saem às ruas de algumas cidades do Nordeste do Brasil para rezar pelos enfermos e mortos, entoar cânticos e encomendar almas.
  • Brasil, século XIX. SÃO JOSÉ. Bela imagem em madeira recortada, dourada e policromada. Altura = 30 cm. Faltam os dedos das mãos, o Menino Jesus e possivelmente o lírio que levava à mão direita. Desgastes na policromia. Acompanha original e belíssimo resplendor em prata brasileira com pedra encrustada no centro (5,5 x 3,5 cm).
  • Eugenio de Proença Sigaud (1899-1979). HALTEROFILISTA. 1978. Hidrocor sobre papel. 9 x 18 cm (mi); 19 x 26 cm (me). Assinado com o monograma do artista e datado. Pequenino desenho, recortado em triângulo e emoldurado.
  • Veneza, século XX. Excepcional e antiga máscara do carnaval de Veneza. Criação do Laboratorio Artigianale Zago e Molin, Veneza, Itália. Acondicionada em estojo original laqueado italiano. Medidas: 63 cm (b) x 44 cm (h) x 16 cm (p). Atenção: devido à natureza frágil desta peça, não recomendamos seu envio pelos Correios.
  • Inimá de Paula (1918-1999). CASARIO E IGREJA. 1957. Óleo sobre tela. 60 x 50 cm. Assinado INIMÁ (cid) e 57/ (cie). Moldura original Kaminagai. No ano em que foi produzida esta obra - 1957 - Inimá já era um pintor consagrado, ganhador cinco anos antes do prêmio de viagem. Retornando ao Brasil em 1956, a obra marca, de certo modo, o período conturbado de transição para o abstracionismo informal que o artista adota ao retornar da Europa. As formas são apenas marcadas, mas já se pode sentir uma certa vontade de abandonar a imagem figurativa e abraçar a forma geométrica, ainda que dentro dos limites expressionistas do mais fauve dos brasileiros. Note-se o primeiro plano, em que o piso de pé-de-moleque colonial da cidade - Ouro Preto? - se transforma num emaranhado de linhas retas.
  • Brasil, século XVIII-XIX. NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS. Imagem sacra em terracota policromada, dita paulistinha. Altura = 19 cm. Identificam a peça o globo e a serpente, atributos típicos de Nossa Senhora das Graças.
  • Gerson de Azeredo Coutinho (1900 - 1967). IGREJA DE NOSSA SENHORA DO BONSUCESSO, LARGO DA MISERICÓRDIA, RIO DE JANEIRO. 1967. Aquarela sobre papel. 28 x 22 cm (mi); 53 x 47 cm (me). Assinado e datado G. Azeredo Coutinho 1967 (cie).
  • Milton Ribeiro (1922-2014). VISTA DO PLANO PILOTO. Brasília, 1990. Óleo sobre madeira. 16,5 x 24 cm (mi); 38 x 30 cm (me). Assinado e datado no cie. Titulado, localizado, assinado e datado no verso. Alguns pontos de descascado na moldura. Coleção da família do artista.

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