Peças para o próximo leilão

181 Itens encontrados

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  • Franz Weissman (1911-2005). FORMA GEOMÉTRICA. Escultura em chapa metálica dobrada e pintada. Altura = 36 cm. Largura = 55 cm. Assinada. Algumas perdas de tinta.
  • Anita Malfatti (1889-1964). FLORES. 46 x 38 cm (mi); 73 x 66 cm (me). Assinada no cid. Moldura original Kaminagai.
  • Inimá de Paula (1918-1999). CASARIO E IGREJA. 1957. Óleo sobre tela. 60 x 50 cm. Assinado INIMÁ (cid) e 57/ (cie). Moldura original Kaminagai.
  • Peru, século XVIII/XIX. SAN ISIDRO LABRADOR. Óleo sobre tela. 100 x 83 cm. Ricamente emoldurado. Moldura original.
  • Peru, século XVIII/XIX. VIRGEM COM CASAL DE BENFEITORES AJOELHADOS. Óleo sobre tela. 93 x 75 cm.
  • Di Cavalcanti (1897-1976). DUAS MULHERES. Grafite e nanquim sobre papel. 31 x 23 (mi); 48 x 38 cm (me). Assinado (cid). Emoldurado em bela moldura antiga, com proteção de vidro e fácil acesso à obra.
  • Teixeira Leite (1965). MESA DE MÚSICO 44. 2021. Óleo sobre tela. 60 x 90 cm. Assinado no cid. Não possui moldura.
  • Joaquim Tenreiro (1906-1992). VISTA DA CASA DO ARTISTA EM SANTA TERESA. 1949. Óleo sobre tela colada em madeira. 34 x 27 cm (mi). Assinado e datado no cid, sob a moldura (conforme foto). Provável moldura Kaminagai. Coleção particular. Presente do artista. Está na mesma coleção desde os anos 1970.
  • Jorge de la Vega (Argentina, 1930-1971). SEM TÍTULO. 1967. Nanquim sobre papel. 43 x 34 cm. Assinado de la Vega 67 (cie). Sem moldura. Juntamente com os três demais intregrantes do grupo então batizado "Otra Figuracion" - Ernesto Deira, Luiz Felipe Noé e Rômulo Macció -, Jorge de la Vega expôs em 1963 na Galeria Bonino, no Rio de Janeiro. O grupo retornou à cidade, desta feita no MAM, para nova exposição, em meados de 1965, anterior portanto à exposição nacional Opinião 65, sobre a qual exerceram forte influência, acabando por estender essa influência sobre toda a pintura moderna brasileira dos anos seguintes - leia-se Nova Figuração Brasileira. Multiartista, de la Vega está representado em diversas coleções particulares e museus pelo mundo, com destaque para o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Raridade.
  • Emiliano di Cavalcanti (1897-1976). HOMEM E CESTA DE PEIXES. Guache sobre papel. 24 x 17 cm (mi); 37 x 30 cm (me). Assinado no cid. Emoldurado e protegido por vidro antirreflex.
  • Tadashi Kaminagai (1899-1982). FLORES. Óleo sobre tela. 74 x 92 cm (mi); 78 x 96 cm (me). Assinado e datado no cid. Assinado e com o monograma do artista no verso.
  • Emeric Marcier (1916-1990). PAISAGEM TOSCANA. 1973. Óleo sobre tela colada em madeira. 20 x 30 cm (mi); 38 x 48 cm (me). Assinado e datado no cie. A obra retrata, muito provavelmente, uma paisagem nos arredores da cidade italiana de San Gimignano, cujo centro histórico, San Gimignano delle Belle Torri, pode ser avistado no canto superior esquerdo da composição.
  • Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929). COLHEITA DAS NOZES. Óleo sobre tela. 44 x 28 cm.
  • Edgard Maxence (Nantes, França, 1871 - La Bernerie-en-Retz, França, 1954). L´HEURE PAISIBLE. Óleo sobre tela. 105 x 52 cm. Pequeno defeito na moldura, conforme ilustrado. Placa com a seguinte inscrição: E. MAXENCE / L´HEURE PAISIBLE / SALON DE 1922. (Refere-se à edição de 1922 do Salon Officiel des Artistes Français). Importante pintor simbolista francês, Maxence está representado em vários museus da França, incluindo cinco trabalhos no Musée d´Orsay. No verso, carimbo da Galeria Jorge, estabelecida a partir de 1908 no Rio de Janeiro e ativa nesta cidade até meados dos anos 1930. A obra participou, muito provavelmente, da grande exposição de artistas franceses promovida por esta casa e inaugurada no dia 3 de julho de 1930. Foi adquirida pelos atuais proprietários no leilão da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro do dia 17 de novembro de 1981, sob o lote número 86 (reproduzida no catálogo).
  • República do Mali, Africa, século XX. Excepcional par de máscaras-antílope tyi wara da etnia Bambara. Alturas = 85 cm, o macho, e 78 cm, a fêmea com o filhote. Estas máscaras-esculturas são usadas em danças para invocar o deus da colheita Tyi wara kun nas comunidades tribais da cultura Bambara, da região de Ségou, na República do Mali. A parte em madeira - como vista aqui - vai sobre a cabeça do dançarino e o resto do corpo permanece invisível, todo coberto por uma veste de folhagem seca.
  • Edouard-Jean-Marie Hostein (França, 1804-1889). PAYSAGE AVEC VOILIERS, ANIMAUX, PERSONNAGES ET CABANE EN ARRIÈRE-PLAN. Óleo s/tela. 35 x 55 cm (mi). 50 x 71 cm (me). Assinado no cie. Ricamente emoldurado. No verso, sob luz negra, enxerga-se o número 18. Artista citado no Benezit.
  • Paquistão, século XX. Tapete feito a mão. 169 x 250 cm. Em perfeito estado de conservação. Assinado. Procedente de importante coleção particular. Oportunidade.
  • J. Palhares (escultor ativo no Rio de Janeiro, século XX). NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA. 1981. Escultura em madeira. Altura = 35 cm. Assinada e datada J. Palhares Rio 1981. Em ótimo estado geral de conservação.
  • Nigéria, Africa, século XX. CABEÇA COMEMORATIVA DE UM OBÁ. Escultura em bronze. Altura = 29 cm. Peso = 2,9 Kg. O obá - rei ou governante na língua edo - é o chefe tradicional dos edos e dos iorubás, onde hoje está o território da moderna Nigéria. Os ferreiros do Benim possuem longa tradição na confecção do bronze e já dominavam a técnica da cera perdida muito antes de aparecerem as primeiras peças europeias produzidas por este método. Raridade.
  • Carlos da Cunha (pintor e cenógrafo gaúcho ativo no Rio de Janeiro nos anos 1930). O MELHOR TEMPO. 1937 C. Guache sobre papel. 19 x 28 cm. Não possui moldura. Assinado no cid. Escritos a mão na base. A imagem foi publicada no dia 10 de julho de 1937, na página 6 do número 90 da Revista Carioca, ilustrando o texto de mesmo nome, de Antoniolavo Pereira, vencedor de concurso promovido por aquela publicação. Em ótimo estado de conservação.

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