Peças para o próximo leilão

145 Itens encontrados

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  • Japão, 1950 C. Cinco graciosas esculturas minimalistas (okimonos) em ferro patinado representando "dançarinos e músicos" do tradicional Festival Awa de Dança, realizado em Tokushima, Shikoku. São duas dançarinas (com chapéu dito amigasa), um dançarino e dois músicos. Apresentam ideogramas gravados, conforme ilustrado. Altura = 11 cm (cada). Uma das estatuetas teve sua base colada.
  • Milton Ribeiro (1922-2014). LAGOA DO ABAETÉ 15. Salvador, 1999. Óleo sobre madeira. 27 x 19 cm (mi); 38,5 x 32 cm (me). Assinado e datado no cid. Titulado, localizado, assinado e datado no verso. Coleção da família do artista.
  • Milton Ribeiro (1922-2014). LAGOA DO ABAETÉ 10. Salvador, 1999. Óleo sobre madeira. 27 x 19 cm (mi); 39,5 x 32 cm (me). Assinado e datado no cid. Titulado, localizado, assinado e datado no verso. Coleção da família do artista.
  • Milton Ribeiro (1922-2014). O PEQUENO ARQUITETO_NÚMERO 3. 1982. Óleo sobre madeira. 15 x 33 cm (mi);  35 x 53 cm (me). Assinado e datado no cid. Titulado, assinado e datado no verso. Coleção da família do artista.
  • Milton Ribeiro (1922-2014). PENÍNSULA NORTE. 1977. Óleo sobre madeira. 43 x 35 cm (mi); 58 x 50 cm (me). Assinado e datado no cid. Titulado, assinado e datado no verso. Coleção da família do artista.
  • Carol Kossak (séc. XX). PAISAGEM DO INTERIOR: ESTENDENDO A ROUPA. Técnica mista sobre cartão. 23 x 18 cm (mi); 48 x 38 cm (me). Emoldurado. Assinado C. Kossak (cie). É possível que esta seja uma cena da vida regional brasileira, já que há registros da passagem deste artista pelo Brasil.
  • George Hann (Inglaterra, 1900-1979). ANCORADOURO. Óleo sobre eucatex. 41 x 61 cm (mi); 54 x 75 cm (me). Assinado George Hann (cid). Moldura possivelmente original, com algumas perdas. George Hann foi um pintor inglês do século XX. Seu estilo impressionista foi fortemente influenciado por seus contemporâneos franceses. O artista manteve estúdios tanto em Brighton como em Chelsea, porém viajou por toda a França, onde pintou incansavelmente. Passou grande parte de sua vida nesse trajeto, capturando principalmente cenas da vida local. (fonte: www.askart.com).
  • Zaven Paré (1961). SIRONI EM SAMPA. São Paulo, 1994. Colagem e nanquim sobre papel. 46 x 36 cm (me). Assinado (cid).
  • Zaven Paré (1961). METADE DE X. Rio de Janeiro, 1997. Técnica mista sobre papel. 41 x 32 cm (me). Carimbo do artista no cid.
  • Zaven Paré (1961). CÔNE. Rio de Janeiro, 1997. Técnica mista sobre papel. 41 x 32 cm (me). Carimbo do artista no cid.
  • Costa do Marfim, Africa. Máscara dos povos Baulê, proveniente de importante coleção brasileira. Madeira recortada. Altura = 39 cm.
  • Nigeria, Africa, século XX. Capacete ou Máscara zoomórfica (em forma de búfalo) do povo Mumuye. Madeira recortada e patinada. Comprimento = 41 cm. Entre os Mumuye e seus vizinhos no Rio Benué no Nordeste da Nigéria (Yakoko, Jompre e outros), estas máscaras só são vestidas pelos anciãos da tribo, que a portam sobre a cabeça.
  • Peru, século XX. SÃO JOSÉ E O MENINO JESUS. Óleo sobre tela. 81 x 54 (mi); 91 x 65 cm (me). Obra reentelada. Identificam o santo os seus atributos principais: o lírio branco, símbolo de sua pureza, e o Menino Jesus no colo.
  • Japão ou China. Minibiombo de quatro faces revestido em tecido pintado a mão. 23 x 31 cm. Todas as quatro pinturas apresentam ideogramas.
  • Brasil, século XIX. Belíssimo crucifixo em madeira policromada. Placa INRI e ponteiras em metal. Altura = 55 cm. Envergadura = 43 cm. Adquirido nos anos 1990 na Galeria Alphaville, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e desde então de propriedade da mesma família carioca.
  • Honório Peçanha (1907-1992). CAROLINA. 1976. Escultura em bronze sobre base circular de madeira. Altura total = 65 cm. Titulado, assinado e datado no bronze. Sobre o artista: autor da grande escultura de Juscelino Kubitschek em Brasília, Honório Peçanha foi um escultor e professor nascido em Cantagalo/RJ, em 1902, e falecido em Niterói, em 1992. De família pobre e o mais novo de sete irmãos, ao ficar órfão foi morar com uma tia no Rio de Janeiro. Aos 15 anos, dotado de forte pendor para as artes, começou a ter aulas de escultura no Liceu de Artes e Ofícios, com Modestino Kanto, o qual pelos próximos anos exerceria sobre ele influência artística e inclusive política, pois foi por suas mãos que em 1932 ingressou no Partido Comunista Brasileiro. Foi também como ajudante de Kanto, nos trabalhos que o mestre realizava na Câmara dos Deputados e na execução do Monumento a Deodoro que, estudante ainda, iniciou sua carreira profissional. Em 1928 Honório Peçanha ingressou no curso livre da Escola Nacional de Belas Artes, onde teve por mestre Correia Lima. Pouco depois passou a enviar obras para o Salão Nacional de Belas Artes, no qual ganharia sucessivamente medalhas de bronze (1930) e prata (1933), e o prêmio de viagem ao estrangeiro (1935), com Retirantes. Graças ao prêmio embarcou em 1936 rumo a Paris, onde se aperfeiçoou com Charles Despiau e Robert Wlerick na Académie de la Grande Chaumière. O tipo de modernismo moderado praticado por seus mestres franceses contribuiu para o amadurecimento do seu estilo, e de volta da viagem já não era acadêmico, embora sem se afastar demasiado da tradição, tanto assim que ainda receberia no Salão o prêmio de viagem ao país, em 1939, e três anos depois, já então pela Divisão Moderna, a medalha de ouro. São de Honorio Peçanha, entre muitas outras, as hermas de Catulo da Paixão Cearense, Raimundo Correia, Chiquinha Gonzaga e Clovis Bevilacqua, bustos de Rui Barbosa, Nilo Peçanha, Euclides da Cunha e outros, os monumentos a Plácido de Castro (Rio Branco), Gumercindo Bessa (Aracaju) e Ari Parreiras (Niterói), uma medalha com a efígie de Máximo Gorki no Museu do Escritor, em Moscou, uma estátua de Mao Zhedong em Pequim e  decerto sua obra mais importante  a Estátua de Juscelino Kubitschek (bronze, 450 cm), sobre uma coluna de 28 metros, defronte ao Memorial JK em Brasília. (in Teixeira Leite, José Roberto. Dicionário Crítico da Escultura no Brasil. Inédito).
  • Dory Botteri (1928-2020). METAMORFOSE. 1985 C. Escultura em bronze fundida pela Fundição Zani. Rica base em granito negro. 138 cm, com a base. Placa de identificação da artista. A presente obra é um protótipo para a grande escultura - 6 m de altura, 3 toneladas (vide fotos anexas) - que hoje se encontra na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, em praça projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer defronte ao Palácio Real. Ver matérias da imprensa da época, todas elas publicadas no ano de 1985.
  • Dory Botteri (1928-2020). ÁGUIA. 1985 C. Escultura em bronze fundida pela Fundição Zani. 100 cm de envergadura. 62 cm de altura, com a base. Rica base em granito negro, com 65 (b) x 10 (h) x 65 (p) cm. Placa de identificação da artista. Reparar fotografia da artista junto à obra, publicada no Jornal do Brasil do dia 12 de março de 1986.
  • Dory Botteri (1928-2020). FUGA DA POLUIÇÃO. 1987 C. Escultura em bronze. Rica base em granito negro. Altura = 42 cm, com a base. Placa de identificação da artista. Selo da Fundição Zani.
  • VIK MUNIZ: CATALOGUE RAISONNÉ 1987-2015. TUDO ATÉ AGORA/EVERYTHING SO FAR. Pedro Correa do Lago. Editora Capivara. Luva contendo dois volumes trazendo todos os trabalhos produzidos pelo artista até 2015. São 1400 trabalhos, entre desenhos, esculturas e fotografias, contidos em 902 páginas. Vik Muniz está representado nas mais importantes coleções do mundo, como o MoMA, o Metropolitan e a Tate Gallery. Os trabalhos estão listados em ordem cronológica e para cada série o artista escreveu um texto explicativo sobre seus métodos e inspiração. Em perfeito estado de conservação.

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