Peças para o próximo leilão

145 Itens encontrados

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  • Peru, século XX. NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. Óleo sobre tela. Moldura em baguete. 46 x 41 cm (me). Chassis novo.
  • Costa do Marfim, Africa, século XX. Grande máscara em madeira policromada da etnia Guro. Altura = 67 cm. Em perfeito estado de conservação. A maioria das máscaras Guro são representações do espírito de Gu, a esposa do ser sobrenatural Zamble. Similares entre si, trazem chifres sobre os quais se acredita possuírem poderes mágicos para proteger a tribo. Facilmente identificável, a máscara Guro traz uma combinação de características humanas, animais e fantásticas. Diferentes espécies de aves estão frequentemente representadas nelas, tais como o chifre em forma de bico ou outras aves e seus grandes bicos. As máscaras eram geralmente utilizadas nos eventos cotidianos da comunidade, como casamentos e funerais. Atualmente os povos da Costa do Marfim homenageiam seus ancestrais com danças típicas, fazendo da máscara um elemento de ligação com a tradição local.
  • Costa do Marfim, Africa, século XX. Máscara-pingente da etnia Baulê confeccionada em bronze. Altura = 20 cm. Em perfeito estado de conservação. Os Baulê representam uma das mais importantes etnias da Costa do Marfim. Seu nome deriva da lenda de seu nascimento, segundo a qual a Rainha Aba Pokou teria liderado seu povo durante o século XVIII em migração para as áreas auríferas. Na travessia, ela teria sido obrigada a sacrificar o próprio filho em devoção ao deus-rio, dando assim à sua descendência o nome Baule  o filho está morto. Durante o século XIX, em razão de conflitos internos, seu reino se desfez. Quando os colonizadores franceses chegaram à região, em princípios do século XX, encontraram apenas uma rede de vilarejos, chefiados por conselhos de homens veneráveis. Ainda hoje os artistas Baulê são muito ativos. Com seu grande senso estético e atenção aos detalhes, eles produzem alguns dos mais elegantes e atrativos objetos da arte africana.
  • Eduardo de Martino (1838-1912). EMBARCAÇÕES EM DIA NUBLADO. 1891 (?). Guache sobre cartão. 18 x 23 cm (mi); 36 x 44 cm (me). Assinado e datado (cid). Emolduramento moderno, de fácil desmontagem.
  • Peru, idade indeterminada. SÃO ISIDRO, O LAVRADOR.  Óleo sobre tela. 65 x 53 cm (mi); 70 x 58 cm (me). Moldura com perdas. Perdas na camada pictórica. Requer restauração. Isidro ou Isidoro, dito o Lavrador, teria vivido entre os séculos XI e XII nas imediações de Madri, na atual Espanha. Trabalhador na lavoura, teria sido admoestado pelo patrão, que o teria visto rezando, ao que um anjo interveio e concluiu o serviço enquanto o santo rezava. Padroeiro dos lavradores e fazendeiros, tem seu dia comemorado em 15 de maio.
  • Nordeste, século XIX-XX. Oratório popular em madeira maciça encimado por frontão triangular em cujo tímpano está entalhada uma cruz. Duas portas ornamentadas com almofadas quadradas com os vértices na vertical, como losangos, típico do Nordeste do Brasil. Medidas: 38 cm (b); 64 cm (h); 20 cm (p). O fecho aparenta se ressentir de um pedaço.
  • Juarez Machado (1941). TANGO 9. Serigrafia sobre papel. Tiragem 62/100. 100 x 70 cm. Não possui moldura. Em ótimo estado de conservação (leve abaulado no papel).
  • Juarez Machado (1941). BATALHA DE CONFETES. Serigrafia sobre papel. Prova do artista. 70 x 100 cm. Não possui moldura. Em perfeito estado de conservação.
  • Juarez Machado (1941). UM ABRIL. Serigrafia sobre papel. Prova do artista. 70 x 100 cm. Não possui moldura. Em perfeito estado de conservação.
  • Juarez Machado (1941). TANGO 7. Serigrafia sobre papel. Tiragem 57/100. 100 x 70 cm. Não possui moldura. Em perfeito estado de conservação.
  • Renot (Bahia, 1932). SEM TÍTULO. Monotipia sobre papel (?). 23 x 32 cm (mancha); 32 x 40 cm (suporte); 44 x 53 cm (quadro). Assinada na chapa (csd). Reproduzida no Catálogo das Artes, em https://www.catalogodasartes.com.br/obra/ABetAz/ .
  • Renot (Bahia, 1932). MULHERES. Serigrafia sobre papel. 33 x 40 cm (mancha); 43 x 50 cm (suporte); 44 x 52 cm (quadro). Assinada na chapa (csd). Reproduzida no Catálogo das Artes, em https://www.catalogodasartes.com.br/obra/PzPDDB/ .
  • Vittorio Gobbis (Itália, 1894 - São Paulo/SP, 1968). SEM TÍTULO. 1957. 40 x 31 cm (mi); 61 x 51 cm (me). Litografia colorida à mão sobre papel. Assinado e datado na chapa. Tiragem ilegível (1/30?) (cie). Datado e assinado (cid).
  • Vittorio Gobbis (Itália, 1894 - São Paulo/SP, 1968). SEM TÍTULO. 1957. 40 x 31 cm (mi); 61 x 51 cm (me). Litografia sobre papel. Assinado e datado (cie).
  • Haydéa Santiago (1896-1980). RIO SENA. 1930. Óleo sobre tela colada em eucatex. 41 x 33 cm (mi); 58 x 49 (me). Assinado, localizado e datado Haydéa - Paris - 1930 (cid). Titulado e assinado no verso.
  • Marilia Kranz (1937-2017). LUZ CONTIDA. 1968. Colagem e assemblage com placas de madeira recortada. 50 x 64,5 cm (mi); 51,5 x 65,5 cm (me). Assinado e datado Marilia 68 (cid). Assinado, titulado, datado e localizado no verso. Fina moldura tipo baguete em alumínio. Participou da exposição da artista na Galeria Oca, em novembro de 1968. Presente da artista. A presente obra se encontra na mesma coleção desde 1968. Um estudo para a obra está reproduzido na página 45 do livro MARILIA KRANZ, do historiador da arte Frederico Morais, publicado em 2007 (conforme imagem aqui publicada). Em ótimo estado de conservação. Raridade.
  • China, 1914 C. Antiga, grande e rara marmita chinesa, confeccionada em madeira de cedro ou cipreste, com duas seções empilháveis e uma tampa, alça arrematada em cabeças de dragão, monture em ferro batido, com patina e ideogramas pintados a mão. Em ótimo estado de conservação. 63 x 47 x 32 cm.
  • Brasil, século XIX, possivelmente. Estação ou passo de via sacra provavelmente originário de igreja. Madeira recortada, dourada e policromada. Altura = 57 cm. Cartela emoldurada por volutas e encimada por penacho. A cena central traz, muito indistintamente, algumas figuras humanas, o que lhe sugere extensa antiguidade. Raridade.
  • Franz Josef Widmar (Viena, Austria, 1910 - Rio de Janeiro, 1995). VILAREJO CAMPESTRE EUROPEU. Sem data. Óleo sobre tela. 72 x 90 cm (mi); 94 x 112 (me). Assinado widmarfranz (cid). Rica moldura em estilo Kaminagai. Ótimo estado. Aluno do grande Oskar Kokoschka na Academia de Belas Artes de Viena, Franz Widmar adotou uma postura eclética em sua pintura, tendo experimentado os mais diferentes estilos ao longo de sua carreira e destacando-se, sobretudo, pelo completo domínio espacial em suas composições.
  • Ana Durães (1962). CONVERSA FIADA - TRÍPTICO - PARTE A. Acrílica sobre eucatex. 80 x 110 cm. Emoldurada com fina baguete branca. Cachet no verso.

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