Peças para o próximo leilão

120 Itens encontrados

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  • Alonso Alonso (Cáceres, Espanha, 1930). SEM TÍTULO / SÉRIE BRASIL. Óleo sobre tela. 205 x 150 cm. Assinado no cid. O artista residiu no Rio de Janeiro de 1979 a 1999, período em que foi um dos expoentes do Grupo do Rio. A obra foi adquirida do próprio artista. Atenção: Esta obra se encontra em Cabo Frio e deverá ser retirada nesta cidade pelo arrematante. Estado impecável. Raridade.
  • Charles Lemanceau (França, 1905-1980). CASAL DE ANTÍLOPES. 1935 C. Cerâmica. Medidas: 48 (b); 33 (h); 12 (p). Peso: 2480 g. Lemanceau gravado na lateral e Made in France no fundo. Ausências imperceptíveis na superfície rugosa. Este tipo de escultura - animais em poses estilizadas moldados em faiança craquelada - ajudou a notabilizar o nome de Lemanceau como um dos mais notáveis representantes da escultura art déco francesa.
  • Samson Flexor (atribuído) (Moldávia, 1907 - São Paulo, 1971). VIA CRUCIS. ESTUDO PARA MURAL DE IGREJA. Década de 1950 C. Óleo sobre madeira. 22 x 72 cm. Sem assinatura. Pintor rumeno, judeu convertido ao Catolicismo, Samson Flexor radicou-se a partir de 1948 em São Paulo, pintando nos próximos anos vias sacras e cenas religiosas em várias igrejas paulistanas, como a de Nossa Senhora de Fátima e a do Perpétuo Socorro. No Rio, produziu cartões para os vitrais da Igreja da Santa Cruz em Copacabana.
  • Karl Ernst Papf (Alemanha, 1833 - São Paulo/SP, 1910). PÃO DE AÇÚCAR. Sem data. Óleo sobre madeira. 40 x 28 cm. Moldura original do século XIX. Assinado E. Papf (cie). Em ótimo estado de conservação. Oportunidade para os apreciadores desse genial e pioneiro pintor-fotógrafo alemão.
  • Banska Stiavnica, Eslováquia. PALITEIRO DE PRATA NO FORMATO DE PEIXE. Segundo a Hallmark Encyclopedia, em http://hallmarkwiki.com/?ShowHallmark=6318, a marca remete à cidade de Banska Stiavnica, na atual Eslováquia, tradicional centro europeu de metalurgia desde a Idade Média. Contraste oval no qual estão inseridos dois martelos cruzados encimados pela letra S, conforme imagens em anexo. Em perfeito estado de conservação e funcionamento.
  • Sônia Ebling de Kermoal, dita Sonia Ebling (Taquara/RS, 1918 - Rio de Janeiro/RJ, 2006). CLARIDADE ou MULHER COM POMBA. Escultura em bronze cinzelado e patinado. Altura, sem a base = 61 cm; Largura = 11 cm; Prof. = 27 cm. Base de granito com 30 x 14 cm. Assinada na peça. Peso = 6 kg.
  • Getúlio Damado, dito Getúlio (Espera Feliz/MG, 1955 C.). MOÇA SENTADA. Sem data. Objeto em madeira, nylon e plástico aproveitado de produtos industriais. Altura = 50 cm. Trabalhando em seu bonde-atelier há mais de 30 anos no bairro carioca de Santa Teresa e dono de uma escultura jovial e alegre, Getúlio está entre os artistas populares contemporâneos mais originais e mais identificados com a cidade do Rio de Janeiro.
  • Manoel Santiago (Manaus/AM, 1897 - Rio de Janeiro/RJ, 1987). VASO DE FLORES. Óleo sobre paleta. 23 x 33 cm. Assinada Manoel Santiago Rio - 1961 (centro, inferior). Ricamente emoldurado em moldura tipo caixa. Uma janela no verso permite observar o fundo da peça. Pertenceu à Coleção Luiz Fernando da Costa e Silva. Acompanha declaração de autenticidade emitida pela Tableau Arte e Leilões. Exímio jardineiro das telas, Manoel Santiago emprega aqui três cores nem sempre muito fáceis de digerir - o vivo amarelo e o laranja combinados com um típico azul cerúleo cheio de saturação ao fundo. O resultado, surpreendente, é uma agradável e equilibrada composição de cores.
  • François-Auguste-René Rodin, dito Auguste Rodin ou simplesmente Rodin (1840-1917). L'ÉTERNELLE IDOLE. Escultura de influência simbolista, executada com a técnica da cera perdida, representando "O Ídolo Eterno", obra de 1893, cuja versão em mármore de carrara se encontra no Musée Rodin, em Paris. Auguste Rodin é considerado o pai da escultura moderna. Nesta obra, o artista escolheu representar a dominação da mulher sobre o homem que, ajoelhado à sua frente em atitude de adoração, parece render uma homenagem quase religiosa a uma divindade que lhe é indiferente. Na época em que Rodin criou a obra, sua relação amorosa com Camille Claudel estava no auge. A influência dos dois artistas sobre a respectiva produção é significativa e L´Eternelle Idole parece fazer eco com um dos carros-chefe da obra de Claudel  Sakountala. Base em mármore espanhol Marron Emperador. Medidas (sem a base): Altura = 16 cm; Comprimento = 13 cm; Prof. = 6 cm; Altura (com a base): 23 cm. Peso (com a base) = 2,67 Kg. Assinada A. Rodin.
  • Edgar Henri Marie Aristide Maxence, dito Edgard Maxence (Nantes, França, 1871 - La Bernerie-en-Retz, França, 1954). L´HEURE PAISIBLE. Óleo sobre tela. 105 x 52 cm. Pequeno defeito na moldura, conforme ilustrado. Placa com a seguinte inscrição: E. MAXENCE / L´HEURE PAISIBLE / SALON DE 1922. (Refere-se à edição de 1922 do Salon Officiel des Artistes Français). Importante pintor simbolista francês, Maxence está representado em vários museus da França, incluindo cinco trabalhos no Musée d´Orsay. No verso, carimbo da Galeria Jorge, estabelecida a partir de 1908 no Rio de Janeiro e ativa nesta cidade até meados dos anos 1930. A obra participou, muito provavelmente, da grande exposição de artistas franceses promovida por esta casa e inaugurada no dia 3 de julho de 1930. Foi adquirida pelos atuais proprietários no leilão da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro do dia 17 de novembro de 1981, sob o lote número 86 (reproduzida no catálogo).
  • Nicola Antonio Facchinetti (Italia, 1824 - Rio de Janeiro, 1900). PEDRA DE ICARAHY E ITAPUCA. 1889. Óleo sobre madeira. 20 x 35 cm. Assinado N Facchinetti 1889 (cid). Moldura sem contato com a obra. No verso: Pedra de Icarahy e Itapuca - Quadro pintado fielmente do natural em Maio de 1889, de encommenda do Ilmo. Capão Carlos Burgues! (effeito da tarde) Nota do autor - Nicolao Facchinetti / Etiqueta de AFFONSO NUNES LEILOEIRO PUBLICO N. 147 (?). Nota do organizador, 1: O Capitão Carlos Burgués, nascido Charles Gallopol Burguès no Rio de Janeiro em 1831, estabeleceu-se na região de Nova Friburgo como comerciante e cafeicultor; Nota do organizador, 2: Affonso Nunes foi um leiloeiro ativo no Rio de Janeiro em meados de século XX.
  • José Pancetti (Campinas/SP, 1902 - Rio de Janeiro/RJ, 1958). CRIANÇAS NA RUA. Sem data. Carvão e pastel sobre papel. 40 x 30 cm. Assinado J. Pancetti (cid). No verso: etiqueta do moldureiro Jaime Vilaseca + etiqueta com o nome Florinda. Trabalho rápido e espontâneo, que bem denuncia o traço inconfundível do artista.
  • Roberto Burle Marx (São Paulo/SP, 1909 - Rio de Janeiro/RJ, 1994). COMPOSIÇÃO. 1981. Panneau (tinta automotiva sobre tecido). 151 x 251 cm. Assinado R. Burle Marx 1981 (cid). Pertenceu à Coleção Jonas Prochovnic. Obs.: Esta obra se encontra em um apartamento no Flamengo, de onde deverá ser içada. A retirada deverá ser feita às expensas do comprador.
  • Gloria Conforto (Rio de Janeiro, 1952). REMANSO. 2018. Aquarela sobre papel Arches 100% algodão. 26 x 36 cm. Assinado Gloria Conforto (cie). Assinada, datada e titulada no verso. Não apresenta moldura. Demonstrando amplo domínio na luminosidade e na fluidez proporcionadas pela técnica da aquarela, a artista cria composições absolutamente únicas e paisagens agradavelmente oníricas.
  • Alex Pitanga (Salvador/BA, 1972). LIVE 2. RETRATO DO AQUARELISTA ANTONIO AUGUSTO SOUZA MARQUES. 2020. Óleo sobre tela. 80 x 60 cm. Assinada no verso. A imagem é resultado de observações feitas pelo pintor e restaurador Alex Pitanga durante as reuniões à distância - ditas "lives" - popularizadas em 2020 por força da pandemia do novo Coronavírus.
  • Itália. AFRODITE FRÉJUS. Século XIX, possivelmente. Cópia do original grego atribuído a Calimaco. Escultura em cerâmica dura, cozida em forno alto (grês). Estruturalmente perfeita, sem lascados, mas com perdas no dourado. Altura = 180 cm. Estado impecável. Raridade. Diversos museus do mundo possuem cópias como esta, dentre os quais o Metropolitan, em Nova York, o Louvre, em Paris, o Hermitage, em São Petersburgo, e a Galleria degli Uffizzi, em Florença. Atenção: Esta obra não pode ser enviada pelos Correios. O arrematante deverá retirá-la na cidade do Rio de Janeiro.
  • Tadashi Kaminagai (Hiroshima, Japão, 1899 - Paris, França, 1982). CENA URBANA EM TIVOLI. Década de 1960 (?). Aquarela sobre papel. 45 x 32 cm. Assinado e localizado T. Kaminagai Tivoli (cid). Alguns ideogramas distribuídos pela cena, conforme ilustrado. Emoldurado e em ótimo estado de conservação. Cachet da Realidade Galeria de Arte, no verso.
  • Teixeira Leite (José Roberto Teixeira Leite Junior) (Rio de Janeiro/RJ, 1965). MESA DE MÚSICO. 2020. Caneta hidrográfica 0.4 sobre papel. 29.7 x 42 cm. Assinado TL no cie. Não apresenta moldura. Repare no paciente trabalho do intricado padrão de linhas paralelas da obra.
  • José Carlos Nogueira da Gama, dito Gama (1929). BARCOS. 1978. Óleo sobre tela. 50 x 65 cm. Assinado 78 Gama (csd). Titulado, datado e assinado no verso. Abaulado na tela. Fundador do grupo Paisagem Brasileira, em 1960, Prêmio de Viagem ao País no Salão Nacional de Arte Moderna de 1969 e dono de um traço único, Nogueira da Gama é um dos fundadores da Feira de Arte da Praça General Osório, no Rio de Janeiro.
  • Fernando Pisani (Rio de Janeiro/RJ, 1967). DAMA VENEZIANA DO SÉCULO XVI, PINTADO AO ESTILO DO PINTOR TICIANO VECELLI. 1997. Acrílica sobre madeira. 43 x 59 cm (mi); 66 x 82 cm (me). Assinado Pisani + símbolo do pintor (cid). Assinado e datado no verso. Pintor, ilustrador e designer, Fernando Pisani especializou-se em retratos hiperrealistas. Como ilustrador, já foi duas vezes premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil-RJ.

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