Peças para o próximo leilão

151 Itens encontrados

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  • Darcy Penteado (1926-1987). MENINO DA PRAIA. 1980. Gravura em metal (?). 46 x 62 cm  (mi); 65 x 80 cm (me). Assinado e datado (cid). Obra reproduzida no Catalogo das Artes.
  • Klaudio Ursic (1924). SEM TÍTULO. 1982. Óleo sobre tela. 43 x 34 cm (mi); 61 x 51 cm (me). Assinado K. Ursic 82 (cid). Nascido na extinta Iugoslávia e radicado em São Paulo, Ursic participou da Bienal Nacional de 1976, entre outros. A temática e os tons suaves que caracterizam a obra de Ursic estão bem presentes nesta obra. Alguma sujidade na tela e no passepartout.
  • Andrea Fortini (Florença, Itália, 1902-1977). PAISAGEM MARINHA ITALIANA. Sem data. Óleo sobre tela. 30 x 40 cm (mi); 45 x 55 cm (me). Assinado A. Fortini (cie). Apresenta bela moldura e em ótimo estado de conservação.
  • Escola Cusquenha de Pintura, século XX. DEIPARA VIRGO. Sem data. Óleo sobre tela. 71 x 54 cm (me); 83 x 67 cm (me). Ricamente emoldurado. O tema é a Virgem Deípara, ou seja, "aquela que deus à luz um deus", mais popularmente conhecida como Nossa Senhora do Leite ou Virgem da Amamentação. Notar a magistral execução do resplendor da Virgem. Em ótimo estado de conservação.
  • Brasil, século XIX-XX. SANTANA MESTRA. Graciosa imagem sacra em madeira recortada e policromada retratando a jovem Nossa Senhora e sua mãe. Altura = 22 cm.
  • Artista não identificado. ABSTRAÇÃO. Litografia colorida. Sem informação de tiragem. 30 x 25 cm. Emoldurada com proteção de vidro. Assinada (cid).
  • José de Paiva Brasil (1930). IGREJA. Acrílica sobre tela. 27 x 23 cm (mi); 42 x 37 cm (me). Assinado Paiva Brasil (cie). Pintura íntegra. Moldura requer manutenção. Trabalho extremamente gracioso e bem executado, da fase figurativa do artista, que mais recentemente aderiu, sempre com extrema competência, à abstração e à arte contemporânea.
  • Severino Pereira dos Santos, dito Severino Vitalino ou Vitalino Filho (1940-2019). NOIVOS DA ROÇA. Alto do Moura, Caruaru/PE. Medidas: 14 cm (b); 17 cm (h). Severino Vitalino foi o único dos filhos que seguiu os passos do pai, o Mestre Vitalino. A peça está na mesma coleção carioca desde os anos 1960. Reproduzida na página 81 do livro O Barro na Arte Popular Brasileira, de Clotilde de Carvalho Machado. Em perfeito estado de conservação. Raridade.
  • Antonio Maia (1928-2008). EX-VOTO. 2000. Acrílica sobre tela. 85 x 65 cm (mi); 91 x 73 cm (me). Assinado, titulado, localizado e datado no verso. Em perfeito estado de conservação.
  • Milton Dacosta (Niterói/RJ, 1915 - Rio de Janeiro/RJ, 1988). A CAPELA. Serigrafia sobre papel. Exemplar 34/100. 43 x 55 cm (mi). 68 x 77 cm (me). Emoldurado. Alguns pontos de fungo. Assinada Dacosta (cid).
  • Vitalino Pereira dos Santos, dito Mestre Vitalino (1909-1963). CANGACEIRO A CAVALO. Escultura em barro cozido. Medidas: 20 cm (b); 23 cm (h); 6 cm (p). Apresenta dois pontos colados. Assinada. Está na mesma coleção carioca desde a década de 1960. Raridade.
  • Brasil, século XX. NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO. Graciosa escultura em cimento, de hábil execução, da Virgem Maria e do Menino Jesus. Repare a incomum posição do Menino Jesus, amparado no seio direito da mãe. Altura = 29 cm.
  • Brasil, século XX. Oratório popular para um santo em madeira entalhada, sem policromia. Acompanha interessante imagem em madeira policromada de santa católica - Santa Edwiges, possivelmente -,  provavelmente do século XIX. Altura do oratório = 41 cm. Altura e peso da santa = 19 cm, 77g.
  • Brasil, século XX. NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO. Madeira recortada e policromada. Bom estado de conservação. Altura = 20 cm.
  • Brasil, século XX. Original oratório popular para um santo. Forração interna com veludo vermelho. Ótimo estado de conservação. Medidas: 35 cm (h); 20 cm (b); 9 cm (p). Acompanha santo doutor da Igreja, em madeira policromada, por identificar.
  • Sylvio Pinto (Rio de Janeiro/RJ, 1918 - 1997). "CAIS DA PRAÇA XV DE NOVEMBRO".  Óleo sobre tela. 92 x 98 cm. Assinado S. Pinto (cid). Obra das mais representativas desse artista, na qual ele conseguiu exprimir sua verdadeira poética sem tentar emular o trabalho de outros pintores.
  • Franz Josef Widmar (Viena, Austria, 1910 - Rio de Janeiro, 1995). VILAREJO CAMPESTRE EUROPEU. Sem data. Óleo sobre tela. 72 x 90 cm (mi); 94 x 112 (me). Assinado widmarfranz (cid). Chassis levemente empenado. Emoldurado em rica moldura em estilo Kaminagai. Ótimo estado geral. A cena retrata um vilarejo europeu às margens do Rio Reno, provavelmente, com destaque para a torre em pináculo de uma típica igreja gótica. Aluno do grande Oskar Kokoschka na Academia de Belas Artes de Viena, Franz Widmar adotou uma postura eclética em sua pintura, tendo experimentado os mais diferentes estilos ao longo de sua carreira e destacando-se, sobretudo, pelo completo domínio espacial em suas composições.
  • Aloyzio Emilio Zaluar (Rio de janeiro, 1937). FIGURA ALEGÓRICA FEMININA. Década de 1960. Técnica mista sobre eucatex. 50 x 35 cm (mi); 54 x 39 (me). Assinado Aloysio Zaluar Santa Maria 6(?) (cid). Pintura possivelmente escurecida pelo tempo.
  • Costa do Marfim, Africa, século XX. Máscara da etnia baulê confeccionada em cerâmica e ramos vegetais. Altura = 27 cm (parte cerâmica, apenas). Em perfeito estado de conservação.
  • Japão, século XIX. JARDINS DE QUIOTO COM PERSONAGENS. Excepcional painel japonês do período Meiji, composto de 4 partes, medindo um total de 94 x 180 cm. Assinado no cid e com carimbos de autenticação do ateliê, em Quioto. Proveniência: Coleção Dulce Gros, Parque Guinle, Rio de Janeiro/RJ. A assinatura está escrita em caracteres do alfabeto Keiji (um dos 3 alfabetos do Japão arcaico). O Keiji tem 3.600 caracteres e envolve sentidos diversos, consoante a combinação dos caracteres, o que exige um especialista para decifrar. Fica mais fácil a identificação se for feita através da pesquisa dos ateliês da época, em Quioto. Acompanha armação de madeira. Necessita restauro no verso. Não pode ser encaminhado pelos Correios.

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