Peças para o próximo leilão

171 Itens encontrados

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  • Santa Rosa (1909-1956). COMPOSIÇÃO SURREALISTA. Nanquim sobre papel. 29,7 x 21,0 cm (mi); 62 x 52 cm (me). Assinado Santa Rosa (cid). Ricamente emoldurado.
  • Brasil, século XX. Antigo e pequeno oratório popular, todo decorado com linhas, tecidos e aviamentos. Acompanha, colada, imagem em resina de Nossa Senhora da Conceição. Gracioso e singelo artefato característico da devoção popular brasileira. Altura = 30 cm.
  • Geraldo Andrade (Olinda/PE, 1948 C.). 1970 C. Talha em madeira. 77 x 35 x 3 cm. Assinada. Peso = 4,5 kg. Matéria do Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, do dia 20 de agosto de 1969 colada no verso. Um dos fundadores do Mercado da Ribeira, em Olinda, o pintor e entalhador Geraldo Andrade  de uma família de artistas, hoje conhecidos como os Irmãos Andrade - veio nos anos 1960 para o Rio de Janeiro, onde foi bem acolhido pela crítica e conheceu certo sucesso. Por volta de 1967 a obra foi presenteada pelo artista ao jornalista Francisco Calazans Fernandes (1929-2010), no Rio de Janeiro, em cuja família permaneceu desde então. É provavelmente dos primeiros trabalhos em talha deste artista.
  • João Antonio de Souza, dito Mestre Joãozinho ou João do Boneco (Goiana/PE). MARIA BONITA. 1962. Escultura em barro. Altura = 28 cm. Assinada, localizada e titulada na base. Irmão de Zé do Carmo, importante nome do artesanato figurativo de Goiana, João do Boneco manteve nos anos 1960 ateliê e loja onde apresentava suas criações e a de outros artesãos locais. Contribuiu para a divulgação da arte do barro de Goiana, mas depois deixou a cidade, indo morar no Rio de Janeiro (fonte: http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br/pt-BR/mestres/luiz-gonzaga/mestre). Peça executada com riqueza de detalhes e em perfeito estado de conservação.
  • Ashanti, Gana, Africa. Escultura em metal (bronze ou latão). Excepcional e raro conjunto de 11 estatuetas produzido pelos artesãos do grupo étnico Ashanti, tradicionais escultores do bronze. Altura média = 5 cm, cada.
  • Teixeira Leite (1965). MESA DE MÚSICO XXXIX. 2020. Óleo sobre tela. 80 x 100 cm. Assinado TL.
  • Heleno Manoel (Alto do Moura, Caruaru/PE, 1933-1999). HOMEM DE CHARUTO. 1965 C. Escultura em barro. Altura = 13 cm. A presente obra está na mesma família desde os anos 1960. Assinada e em ótimo estado de conservação.
  • Charles Lemanceau (França, 1905-1980). CASAL DE ANTÍLOPES. 1935 C. Cerâmica. Medidas: 48 (b); 33 (h); 12 (p). Peso: 2480 g. Lemanceau gravado na lateral e Made in France no fundo. Ausências imperceptíveis na superfície rugosa. Este tipo de escultura - animais em poses estilizadas moldados em faiança craquelada - ajudou a notabilizar o nome de Lemanceau como um dos mais notáveis representantes da escultura art déco francesa.
  • Rodrigues. BARCOS E PÃO DE AÇÚCAR. Sem data. Óleo sobre madeira. 49 x 60 cm (mi); 65 x 75 (me). Assinado Rodrigues (cid). Mancha no csd. Leve abaulado na madeira. Em bom estado geral de conservação.
  • Minas Gerais, Brasil, século XIX. Oratório mineiro em estilo Lapinha, recortado em madeira nobre, sem vestígios de policromia. Medidas do oratório: 36 (h) x 18 (b) x 8 (p) cm. Acompanha imagem de Santa Luzia munida de seus atributos (prato de olhos e palma em metal). Altura da santa = 14 cm. Em bom estado de conservação.
  • MONTBLANC. Caneta modelo Meisterstuck Roller, único dono, adquirida em 1983. Composta em resina preciosa em preto profundo com detalhes revestidos em ouro e coroada com a tradicional marca da estrela branca. Perfeito estado.
  • Gabão, Africa, século XX. Máscara branca da etnia Punu. Madeira. Altura = 27 cm. Apresenta marcas de antiga infestação de insetos, que não comprometem a intregridade da peça. Por segurança, sofreu novo tratamento.
  • Brasil, século XIX. SANTO ANTONIO. Excepcional imagem em madeira policromada do santo português. Apresenta-se de pés calçados com perna direita flexionada, hábitos franciscanos, carrega na mão direita ramo de flores e na esquerda livro (falta o Menino Jesus). Destaque para o rico panejamento, ornamentado por elementos fitormorfos em pintura a ouro. Base retangular de frente arqueada. Necessita pequenos restauros. Med.: Altura = 25 cm.
  • Dory Botteri (1928-2020). JESUS. Escultura em bronze. Tiragem 2/6. 44 x 47 cm. Assinada e datada. Obra apresenta selo da Fundição Artística Zani. Base em granito preto. Obra pertencente à família da artista, recentemente desaparecida. Acompanha declaração de autenticidade assinada pelo filho da artista. Uma das imagens aqui publicadas contém declaração crítica do arquiteto Oscar Niemeyer sobre o trabalho da artista.
  • Adelson do Prado (1944). SÃO FRANCISCO. 1978. Serigrafia. Tiragem 44/100. 68 x 68 cm (suporte); 72 x 72 cm (mi). Assinado e datado Adelson do Prado 78 (cid). Titulado ao centro. Bem emoldurado. Bom estado geral de conservação.
  • Thereza Miranda (1928). PALÁCIO DOS LEÕES II, S. LUÍS, MARANHÃO. 1979. Gravura em metal, exemplar 9/30. 50 x 65 cm (mancha); 56 x 73 cm (suporte); 64 x 80 cm (me). Assinada e datada Thereza Miranda/79 (cid). Titulada (cie). Protegida por passepartout. Moldura íntegra. Passepartout com sujidades. Não apresenta moldura.
  • Artista não identificado. Assemblage de madeiras policromas à maneira do artista Kurt Schwitters. 1994. 24 x 9 x 9 cm. Obra não assinada. Na base, possível assinatura e data 1994.
  • Zaven Paré (1961). PROJETO PARA DENVER. Montreal, 1990. Maquete de escultura. 26 x 18 cm. Titulado, assinado e datado Projet Denver Zaven Paré 1990 (base).
  • Milton Ribeiro (1922-2014). O PEQUENO ARQUITETO_N15. 1984. Óleo sobre madeira. 13 x 33 cm (mi); 26 x 47 cm (me). Assinado e datado Milton Ribeiro 84 (cid).
  • Milton Ribeiro (1922-2014). MERCEARIA TEM TUDO E CASA SÃO PAULO, DIAMANTINA/MG. 1992. Óleo sobre madeira. 55 x 38 cm (mi); 74 x 58 cm (me). Assinado e datado Milton Ribeiro 92 (cid).

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